quarta-feira, 10 de abril de 2013

Você sabe usar a plataforma vibratória?


Descubra como deve ser feito o exercício em cima do aparelho e melhore os resultados

1. A plataforma vibratória é eficaz para fortalecer os músculos? 
Sim. A plataforma vibratória pode ser muito eficaz para gerar fortalecimento muscular como já demonstrado em inúmeros estudos.

2. Como a plataforma deve ser usada?
Devem ser feitos movimentos e posturas sobre ela. Ficar apenas parado em cima da plataforma não trará muito resultado. É importante executar posturas e exercícios específicos para a contração muscular como um todo e, dessa forma, garantir os benefícios da vibração - que aumenta o uso das fibras musculares e, assim, potencializa a hipertrofia.
Exemplo: ficar em pé com uma leve flexão do joelho vai enfatizar a contração da musculatura anterior da coxa, levando ao fortalecimento específico desse grupo muscular.

3. Há outros benefícios além do fortalecimento?
Há pessoas que sentem melhora da flexibilidade utilizando a estimulação vibratória, mas isso depende da maneira como essa habilidade é praticada. O usuário deve desenvolver um trabalho de alongamento passivo, usando a plataforma como apoio.

4. Ela aumenta muito a frequência cardíaca e a pressão arterial?
Não, leva apenas às mesmas alterações de um exercício de fortalecimento tradicional.
As alterações de pressão arterial e frequência cardíaca provocadas pela plataforma vibratória são as mesmas de um exercício comum. É normal que esses valores subam um pouco durante o exercício, mas eles devem voltar ao normal ao cessar a atividade.

5. Esse exercício ajuda a perder peso?
Não diretamente. A vibração aplicada ao músculo provoca contrações reflexas que aumentam a atividade muscular, o que aumenta o gasto calórico, mas isso não implica no emagrecimento. Para que ocorra a perda de peso, é necessário que exista um balanço calórico negativo, ou seja, que o gasto calórico seja maior que o consumo de calorias por meio dos alimentos.

6. Quanto tempo deve durar cada sessão?
Até 25 minutos. Não é recomendado ultrapassar esse tempo, pois a exposição crônica a um período prolongado à vibração pode provocar algumas alterações, como distúrbios de movimento, vertigem, dores lombares e epilepsia.

7. O uso da plataforma é liberado a todos?
Não, cardiopatas graves e grávidas não podem. Existem algumas restrições ao uso do equipamento: portadores de marca-passo, crianças menores de 8 anos, mulheres grávidas, mulheres com DIU recentemente implantado, pacientes acometidos por doenças cardíacas ou vasculares severas, pessoas diagnosticadas com tumores, pessoas em fase de recuperação pós-operatória ou infecciosa, pessoas com epilepsia, portadores de próteses no joelho, bacia ou de pinos metálicos e portadores de hérnia de disco grave devem ter atenção.


Matéria extraída do Portal Fisioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário